contato@aeroclubejf.com.br
(32) 3233-1004
(32)99148-0920
(32)99949-7691
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

Surgimento em 1938

A arte de voar fascina o ser humano desde os primórdios, quando o ilustre criador Alberto Santos Dumont, em 23 de outubro de 1906, voou com o 14 Bis a uma altura de dois a três metros, por cerca de 60 metros de distância, no Campo de Bagatelle, em Paris. Esse voo foi o primeiro realizado por um aparelho mais pesado que o ar e, possivelmente, a primeira demonstração pública de um veículo levantando voo por seus próprios meios, sem a necessidade de uma rampa para lançamento. 

Fascinados pelo mesmo sonho antigo da aviação, aqui em Juiz de Fora, um grupo de juizforanos resolveu se reunir em busca da criação de um clube de fomento ao tema. No glorioso dia 26 de fevereiro de 1938, nos salões do Clube Juiz de Fora, os interessados se reuniram com a proposta conjunta de criar e dar vida à ideia do Aeroclube de Juiz de Fora. 

Para oficializar aquela iniciativa tão importante, o grupo resolveu publicar um edital no jornal Diário Mercantil, convocando para o dia 5 de março daquele mesmo ano a primeira Assembleia Geral de constituição definitiva do Aeroclube de Juiz de Fora. E nos salões do Clube Juiz de Fora, a assembleia aprovou o Estatuto que deu vida jurídica ao novo aeroclube da cidade. Funcionários antigos contam que a primeira sede do Aeroclube de Juiz de Fora localizava-se no Edifício Juiz de Fora, no encontro da Rua Halfeld com a Avenida Barão do Rio Branco.

1938

1938 - Inauguração do Aeroclube de Juiz de Fora no bairro Nova Era

Primeira aeronave

Após dois anos de organização e funcionamento, o Aeroclube de Juiz de Fora recebeu, com muita pompa, sua primeira aeronave da história: um Porter Field Americano – PPG-GAN – cedido pela Aeronáutica Civil, de fabricação estadunidense. Recebido com festas, o estreante levou ânimo para os dirigentes, atraindo ainda mais interessados para o voo. A aeronave voou até 1968.


Os primeiros passos foram dados rumo ao crescimento do Aeroclube que se seguiu vertiginoso nos próximos anos, caracterizando-se, sempre, como um dos aeroclubes de vanguarda do país, incluindo o recebimento de novas aeronaves com o passar dos anos.

[nossa-historia-1938]


Inicialmente, o Aeroclube de Juiz de Fora operou no Campo de Benfica, localizado onde há o Colégio Militar do Exército, no Bairro Nova Era, nos dias de hoje. Além da instrução aérea, a área também foi utilizada para pouso e abastecimento de aviões militares em treinamento.


Aeroporto de Juiz de Fora, Bairro Nova Era, sem data (fotografia autoria de Roberto Dornellas)


Eventos aéreos

Imagens da época comprovam que o Aeroclube de Juiz de Fora era cenário, e é até hoje, para grandes eventos aéreos. Em especial, podemos citar os eventos relacionados a campeonatos aéreos entre os integrantes da instituição e de outros pilotos oriundos de aeroclubes de todo o país, a apresentações da Esquadrilha da Fumaça e de outros pilotos civis que, também, mostravam suas habilidades em manobras aéreas, além de paraquedismo e outras atrações correlacionadas.